quinta-feira, 4 de setembro de 2008

06 - A MELHOR HORA

(Daniel e eu, 1973)
--------------
A melhor hora para orar é quando não se tem vontade. Sim, porque é a hora em
que mais precisamos! A falta de vontade orar é semelhante à falta de vontade
comer, por parte do doente enfraquecido: quanto menos come, menos fome tem.
E nós sabemos que, se ele não se alimentar, irá morrer! A oração, para o
crente, é gênero de primeira necessidade! Diz a bíblia: "Orai sem cessar."
(1Ts 5:17). A bíblia não fala para orarmos só quando temos vontade.
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o
conhecerá?" (Jr 17:9) Se dermos ouvidos à vontade, não oraremos nunca! Mas,
boas notícias: é só começar, que a sede de comunhão volta! "Assim como o
cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó
Deus!" (Sl 42:1)

A melhor hora para se ler a bíblia é quando não se quer lê-la. Sim, porque é
quando mais precisamos dela! Não estou dizendo para você parar o trabalho
que está fazendo (olha o chefe vendo você ler essa crônica...), nem deixar
de dirigir o automóvel no meio da estrada. Estou dizendo que não se deve
obedecer à vontade, mas fazer força e ler as Escrituras! "Lâmpada para os
meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Sl 119:105). Sem bíblia,
fatalmente tomaremos decisões erradas, e trocaremos o "melhor" pelo "apenas
regular", ou até pelo "ruim"! "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu
não pecar contra ti." (Sl 119:11) Para que isso aconteça, necessário se faz
conhecer a bíblia! Não há crescimento sem bíblia! Já viu um bebê crescer sem
comer? Aqui também funciona o "começômetro": começa-se ler, gosta-se, e
continua mais e mais! Faça prova! Por isso o salmista disse, sobre o homem
abençoado: "Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de
dia e de noite." (Sl 1:2)

E ir à igreja? Às vezes é tão cansativo! Tem dia que é um fardo pesado, não
é mesmo? Eu já me senti altamente desmotivado a ir. Depois paguei o pato,
tendo uma semana "amarela", sem graça e sem cor, e uma profunda dor na
consciência, por ter me privado da adoração, da comunhão, da pregação, do
ofertório, etc. Quando a gente volta, no outro fim de semana, parece que
passou uma década, está tudo meio diferente! Eu aprendi que, quando eu menos
querer ir, é justamente a hora em que eu mais precisarei congregar com meus
irmãos e adorar a Deus em comunidade! "Não deixando a nossa congregação,
como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto
mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hb 10:25). A igreja
funciona como um grande recarregador de baterias, suprindo grande parte do
nosso desgaste. "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união."
(Sl 133:1). É na hora da fraqueza que nos fortalecemos no convívio!
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes
na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" (1Co
15:58). Se a sua igreja for sadia (boa doutrina, razoável comunhão, boa
ética), você sairá de lá fortalecido! E se convencerá que, faça chuva ou
faça sol, igreja é prioridade em sua agenda. E sem ninguém obrigar!

Agora é hora. Bom, pra maioria que me lê, é hora de trabalhar. Mas, já, já é
hora do almoço. Dê uma orada, pegue a sua bíblia, e dê uma lida, alguns
minutinhos! Dá tempo sim! Você vai ganhar a tarde. E como se diz por aqui,
podes crer, mano!

Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP
Good News Partnership Missions, Brasil
www.uniaonet.com/bnovas.htm
bnovas@uol.com.br
tag by Sandr@, Brasília, DF

publicações antigas do Pr. Wagner, você encontra associando-se ao grupo
cronicasdoprwagner. Para tanto, basta enviar um e-mail em branco para
cronicasdoprwagner-subscribe@yahoogrupos.com.br . A inscrição é automática.

Nenhum comentário: