quinta-feira, 4 de setembro de 2008

05 - AGORA AGÜENTE...


(eu em 1968, na praia, com minha mãe e parentes)




----------------

Se tem algo de que não gosto é que o meu carro seja fechado por outro
motorista que não sinaliza com a seta. Meu Jesus, me sobe um fogo consumidor
vingativo, só contido quando o novo homem, a nova natureza que o Senhor
implantou em mim na minha conversão, toma conta das emoções, e diz: "Calma,
Saraiva, olha o domínio próprio!" Não sei qual a relação que há entre um
acelerador e a seta, mas sei que, toda vez que sinalizo ultrapassar pela
esquerda, o motorista de trás, que estava tranqüilo, faz questão de acelerar
e me impedir. Você já notou isso? Acontece com você também? Acho que é
geral! Isso vale uma tese de mestrado!

Contudo, duro mesmo é quando VOCÊ tem que ser o réu, isto é, quando acontece
o que me aconteceu no último final de semana: queimou a seta do meu velho
Astra 95! Eu não queria dar o carro na mão de outro eletricista, então
decidi aguardar a segunda-feira e ficar com o carro sem seta durante o
domingo. Que barbaridade! Antes tivesse consertado no sábado mesmo!

Entrar na frente dos outros sem sinalizar, fazer conversões sem acender a
luzinha da seta, foi um martírio pra mim! A impressão que dava é que um
montão de outros "eus" estavam olhando raivosos para mim, apontando os
dedos, a dizer: "você me fechou, seu barbeiro!" E eu me imaginava pedindo
desculpas, explicando a situação... Mas não encontrei ninguém assim, a
cobrar uma justificativa. Quando passava próximo de outros motoristas, eu
quase me abaixava, de vergonha! Por causa de uma seta! Então pensei: será
que eu não envergonhei alguém também, que, por um infortúnio do carro, não
podia dar seta, e eu não compreendi? "Um dia da caça, outro do caçador, meu
bem". Agora agüente..."

Criticar é fácil. Temos dedos fáceis nas mãos, aptos para acusar sem
piedade. O difícil é sermos acusados e não devermos! Como é difícil ficar do
outro lado da mesa, ouvir, ao invés de falar; ficar sem graça, ao invés de
deixar sem graça; ser punido, ao invés de punir, ou de ser injustiçado...

Cristo nos disse: "Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não
sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão." (Lc 6:37). Acredito que,
conquanto o meu sangue tenha fervido em outras ocasiões, fui absolvido pela
Providência, porque ninguém me incomodou, a não ser a minha consciência!
Ufa! Já é o bastante! E a culpa nem minha era!

Coloquei-me no lugar de pessoas que são duramente acusadas, e sem provas!
Pessoas que perdem o emprego, por causa de difamações impiedosas! Pensei nas
esposas ou maridos, vítimas de maledicência, que têm seus relacionamentos
abalados, por causa de pessoas infames e maldosas, semeadores de contendas.
Aliás, Provérbios 6-16:25 fala de seis coisas odiadas pelo Senhor, e a
sétima, abominada por Ele :"..., A testemunha falsa que profere mentiras, e
o que semeia contendas entre irmãos." Deus odeia esse tipo de língua! Esse
não é o "dom de línguas", mas "o dom de linguarudo", cujo espírito
inspirador vem dos quintos dos infernos! Deus nos livre! "Ô bicho ruim"!

Antes de condenar, procuremos encontrar razões justificatórias plausíveis,
porque, algum dia, nós é que iremos precisar de misericórdia, e, se não
tratamos com ela em relação aos outros, será bom nos prepararmos para o
pior... Diz a bíblia: "Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que
não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo." (Tg 2:13). Vamos
lá! Ser um pouco condecendente não vai matar a nenhum de nós! E tem
promessas bíblicas para esse tipo de bondade: "Dai, e ser-vos-á dado; boa
medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço;
porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo." (Lc
6:38)

Bom, espero que ninguém fique preocupado comigo ao volante: a seta do carro
já foi consertada, e o motorista é crente! Ô, glória!

Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP
www.uniaonet.com/bnovas.htm
bnovas@uol.com.br
tag by Sandr@, Brasília, DF

publicações antigas do Pr. Wagner, você encontra associando-se ao grupo
cronicasdoprwagner. Para tanto, basta enviar um e-mail em branco para
cronicasdoprwagner-subscribe@yahoogrupos.com.br . A inscrição é automática.

Nenhum comentário: